As Artes

A arte marcial que lecionamos tem suas origens em ruas violentas, campos de batalha e ringues de duelos do Norte da Itália da Idade Média e Renascença.

Nossa arte foca nas armas e nos ensinamentos que existiram durante um período de aproximadamente 300 anos, de 1400 a 1700. Inicia com a Espada Longa de Fiore dei Liberi, de 1400, e conclui com a Rapieira italiana dos mestres Salvador Fabris e Ridolfo Capoferro, de 1600.

Apesar de contemplar um amplo período na história, nossa abordagem torna as técnicas integradas de modo que cada disciplina serve para ensinar princípios fundamentais relacionados às armas como um todo. A rapieira enfatiza nos princípios de geometria, tempo e distância; a espada longa enfatiza fluidez, movimentos de 360 graus e mistura agarrões e técnicas de espada; a espada e escudo juntam corte e estocada e aprimoram os aspectos traiçoeiros da arte; o combate desarmado e a adaga focam na mecânica corporal e percepção tátil.

ascanio-duello.jpg
A Esgrima Italiana

Quando você chegar à Praeliator, perceberá que muito da língua que usamos é o italiano. A Itália foi berço para a prática marcial durante a Idade Média e a Renascença e tem um dos mais eficientes e bem documentados sistemas de combate.

As técnicas que estudamos incorporam os ensinamentos e princípios básicos da esgrima italiana com ênfase em quatro elementos chave:

  • Tempo – Percepção e domínio dos momentos chave para controlar e golpear o oponente.

  • Geometria – As posições ideais para colocar a sua arma e corpo a fim de restringir o seu oponente mecânica e estrategicamente.

  • Distância – A técnica certa no local certo e a relação entre distância e tempo.

  • Mecânica Corporal – Alinhamento mecânico do seu corpo para criar potência e precisão com o mínimo de esforço.

As armas que lecionamos incluem:

  • Espada Longa

  • Espada Singela

  • Rapieira

Armas complementares também são empregadas:

  • Adaga

  • Duas Espadas

  • Escudos (broquel, rotela, targa, imbracciatura)

 
Espada Longa Marco Danelli

ESPADA LONGA

A espada longa é uma arma com lâmina longa e reta, com guarda simples e cabo que acomoda duas mãos. O comprimento médio de uma espada longa típica varia entre 100cm e 130cm, com lâminas de 75cm a 100cm de comprimento. O peso das espadas varia entre 1kg e 2,5kg.

As técnicas de espada longa incluem cortes, estocadas, meia espada e agarrar. As aulas da Praeliator são baseadas nos ensinamentos do mestre do século XV, Fiore dei Liberi.

Espada Singela Marco Danelli

ESPADA SINGELA

A espada de uma mão é as vezes chamada de rapieira de corte e estocada, pois ela tem um desenho de cabo similar às rapieiras renascentistas. Elas têm geralmente entre 90cm e 100cm de comprimento, com lâminas variando entre 75cm e 95cm. Possuem lâmina larga, capaz de estocar e cortar. Pesam entre 1kg e 1,8kg.

 

As técnicas de espada de uma mão são geralmente combinadas com escudo, adaga ou uma segunda espada. As aulas da Praeliator são baseadas nas técnicas italianas do século XVI, de Achille Marozzo e Antonio Manciolino.

Rapieira Marco Danelli

RAPIEIRA

A rapieira é uma arma longa, orientada para a estocada, tipicamente com 110cm a 130cm de comprimento, com a lâmina medindo entre 100cm e 115cm. As rapieiras pesam entre 1kg e 2kg. O ponto de equilíbrio está normalmente entre 5cm e 10cm da guarda.

As técnicas da Praeliator são baseadas naquelas dos mestres do século XVII, Ridolfo Capoferro e Salvador Fabris.

 
Os Ranques

Assim como muitas das artes marciais orientais, nós temos uma série de níveis representados por cores e nomes tradicionais. Os ranques permitem que o estudante estabeleça objetivos, entenda o próprio progresso e aprenda novas técnicas de forma eficiente e estruturada.

 

A progressão nos ranques se dá por avaliações com os instrutores e exames públicos. Os estudantes são encorajados a seguir seu próprio ritmo de aprendizado.

Iniciante

(Sem graduação)

Armas: Espada Longa -OU- Rapieira.

Princípios: Vocabulário e técnicas fundamentais.

cordao verde.jpg

Apprendista

(Primeiro Ranque)

Familiarizado com os fundamentos da esgrima com espada longa ou rapieira.

Armas: Espada Longa -OU- Espada Singela -OU- Rapieira; junto à Desarmado.

Princípios: Familiaridade com mecânica corporal, distância e controle.

Conquista: o nível Apprendista vem ao completar um dos dois cursos Fundamentos.

Scholaro

(Segundo Ranque)

Proficiente na aplicação em combate com espada longa, espada singela ou rapieira. Familiarizado com combate desarmado.

Armas: Espada Longa, Mezza Mella e Espada Singela -OU- Espada Singela, Espada & Broquel e Espada Longa ou Rapieira -OU- Rapieira, Rapieira & Adaga e Espada Singela; junto à Desarmado.

Princípios: Ângulo, linha, mecânica de corte, sincronia e proporção.

Conquista: a progressão de Apprendista para Scholaro se dá em um a dois anos de treino.

cordao vermelho.jpg

Scholaro livre

(Terceiro Ranque)

Habilidade no uso de espada longa (e meia-espada), espada singela (solo ou com broquel) ou rapieira (solo ou com adaga). Proficiente em combate desarmado.

Armas: Espada Longa, Mezza Mella, Espada & Broquel e Rapieira & Adaga -OU- Espada & Secundários, Espada Longa, Mezza Mella, Rapieira & Adaga -OU- Rapieira & Secundários, Espada & Broquel, Espada Longa e Mezza Mella; além de Montante, Armas de Haste, Adaga e Desarmado.

Princípios: Sincronia, tempo, potência, estratégias e táticas.

Conquista: a progressão de Scholaro para Scholaro Livre se dá em dois a três anos de treinamento.