top of page

As Artes

A arte marcial que lecionamos tem suas origens em ruas violentas, campos de batalha e ringues de duelos do Norte da Itália da Idade Média e Renascença.

Nossa arte foca nas armas e nos ensinamentos que existiram durante um período de aproximadamente 300 anos, de 1400 a 1700. Inicia com a Espada Longa de Fiore dei Liberi, de 1400, e conclui com a Rapieira italiana dos mestres Salvador Fabris e Ridolfo Capoferro, de 1600.

Apesar de contemplar um amplo período na história, nossa abordagem torna as técnicas integradas de modo que cada disciplina serve para ensinar princípios fundamentais relacionados às armas como um todo. A rapieira enfatiza princípios de geometria, tempo e distância; a espada longa enfatiza fluidez, movimentos de 360 graus e mistura agarrões e técnicas de espada; a espada e escudo juntam corte e estocada e aprimoram os aspectos traiçoeiros da arte; o combate desarmado e a adaga focam na mecânica corporal e percepção tátil.

ascanio-duello.jpg

A Esgrima Italiana

Quando você chega à Praeliator, percebe que muito dos termos que usamos são italianos. A Itália foi berço para a prática marcial durante a Idade Média e a Renascença e tem um dos mais eficientes e bem documentados sistemas de combate.

As técnicas que estudamos incorporam os ensinamentos e princípios básicos da esgrima italiana com ênfase em quatro elementos chave:

  • Tempo – Percepção e domínio dos momentos chave para controlar e golpear o oponente.

  • Geometria – As posições ideais para colocar a sua arma e corpo a fim de restringir o seu oponente mecânica e estrategicamente.

  • Distância – A técnica certa no local certo e a relação entre distância e tempo.

  • Mecânica Corporal – Alinhamento mecânico do seu corpo para criar potência e precisão com o mínimo de esforço.

As Armas

Os mestres de armas medievais e renascentistas ensinavam o combate com diversos tipos de armas e equiamentos. O guia a seguir define e discute algumas delas, com foco especial àquelas lecionadas na Praeliator.

Espada Longa Marco Danelli

Espada Longa
Spada a Dui Mani

A espada longa é uma arma com lâmina longa e reta, com guarda simples e cabo que acomoda duas mãos. O comprimento médio de uma espada longa típica varia entre 100cm e 130cm, com lâminas de 75cm a 100cm de comprimento. O peso das espadas varia entre 1kg e 2,5kg.

As técnicas de espada longa incluem cortes, estocadas, meia espada e agarrar. As aulas da Praeliator são baseadas nos ensinamentos dos mestres do século XV, Fiore dei Liberi e Philippo di V

Espada Singela Marco Danelli

Espada d'Armas
Spada d'un Mano

A espada de uma mão é as vezes chamada de rapieira de corte e estocada, pois ela tem um desenho de cabo similar às rapieiras renascentistas. Elas têm geralmente entre 90cm e 100cm de comprimento, com lâminas variando entre 75cm e 95cm. Possuem lâmina larga, capaz de estocar e cortar. Pesam entre 1kg e 1,8kg.

 

As técnicas de espada de uma mão são geralmente combinadas com escudo, adaga ou uma segunda espada. As aulas da Praeliator são baseadas nas técnicas italianas do século XVI, de Achille Marozzo e Antonio Manciolino.

Rapieira Marco Danelli

Rapieira
Spada da Lato a Striscia

A rapieira é uma arma longa, orientada para a estocada, tipicamente com 110cm a 130cm de comprimento, com a lâmina medindo entre 100cm e 115cm. As rapieiras pesam entre 1kg e 2kg. O ponto de equilíbrio está normalmente entre 5cm e 10cm da guarda.

As técnicas da Praeliator são baseadas naquelas dos mestres do século XVII, Ridolfo Capoferro e Salvador Fabris.

Rondel.jpg

Adaga
Daga a Rondelle

O punhal é uma faca leve, de lâmina estreita e ponta aguçada, usada fundamentalmente para apunhalar. As armas medievais tinham guarda em cruz e pomo esférico, mas o punhal de rodelas (daga a rondelle) é a forma típica do século XV, caracterizada por guarda e pomo circulares. Tinham comprimento de 30 a 50 centímetros, lâminas triangulares e pesavam entre 300 e 500 gramas.

As técnicas de adaga e defesa pessoal são baseadas nos ensinamentos do mestre do século XV Fiore dei Liberi.

Acha d'Armas.jpg

Armas de Haste
Azza / Lanza

Arma de haste é o termo genérico para qualquer arma composta por um fuste, ou uma haste, em cuja ponta é fixada uma lâmina ou objeto de metal. Apesar da lança ser o exemplo mais antigo e conhecido de uma arma de haste, a categoria inclui diversas outras, como a acha, a alabarda, o pique e o bardiche.

Os Ranques

Assim como muitas artes marciais, nós seguimos uma série de níveis representados por cores e nomes tradicionais. Os ranques permitem que o estudante estabeleça objetivos, entenda o próprio progresso e aprenda novas técnicas de forma eficiente e estruturada.

 

A progressão nos ranques se dá por avaliações com os instrutores e exames públicos. Os estudantes são encorajados a seguir seu próprio ritmo de aprendizado.

Certificação Internacional

 

Ao ser condecorado com um dos ranques da Praeliator o estudante recebe certificação reconhecida pela Academie Duello, escola matriz de nosso sistema com sede em Vancouver, Canadá. O estudante então pode desfrutar de seu ranque em todas as escolas e grupos afiliados.

Ranques

Principiante

grau zero

(Sem Ranque)

Princípios: Mecânica

Foco Técnico: Fundamentos

Animal: Elefante

Programa: 3 meses

  1. Posturas & Golpes

  2. Controle & Medida

  3. Tempo & Defesas

Apprendista

CORDÃO VERDE

(Primeiro Ranque)

Princípios: Controle & Medida

Foco Técnico: Gioco Stretto

Animal: Lince

Programa: 4 meses

  1. Guardas Primárias (Básico)

  2. Gioco Stretto (Aproximar)

  3. Gioco Stretto (Receber)

  4. Medidas

Conquista: estudantes conquistam o cordão verde em 3 a 6 meses de prática.

CORDÃO Laranja

(Segundo Ranque)

Princípios: Linha & Tempo

Foco Técnico: Gioco Largo

Animal: Tigre

Programa: 4 meses

  1. Agarrar (Básico)

  2. Gioco Largo (Aproximar)

  3. Gioco Largo (Receber)

  4. Tempo

Conquista: a progressão de cordão verde para cordão laranja se dá entre 8 e 12 meses.

Scolaro

CORDÃO Azul

(Terceiro Ranque)

Princípios: Modos de Combate

Foco Técnico: Transitar entre Largo & Stretto

Animal: Leão

Programa: 6 meses

  1. Precisão & Intenção

  2. Gioco Largo (Defensivo)

  3. Gioco Largo (Ofensivo)

  4. Gioco Stretto (vs Posta Longa)

  5. Gioco Stretto (Pressões)

  6. Transitar entre Largo Stretto

Conquista: a progressão de cordão laranja para cordão azul se dá entre 8 meses e 1 ano.

CORDÃO Marrom

(Quarto Ranque)

Princípios: Geometria & Ângulo

Foco Técnico: Guardas & Defesas

Animal: Cão de Caça

Programa: 6 meses

  1. Guardas Primárias (Avançado)

  2. Guardas Secundárias (Avançado)

  3. Espada em Armadura

  4. Defesas de Quadrante I

  5. Defesas de Quadrante II

  6. Defesas de Quadrante III

Conquista: a progressão de cordão azul para cordão marrom se dá entre 1 ano e 1 ano e meio. 

Cordão roxo

(Quinto Ranque)

Princípios: Sincronia & Proporção

Foco Técnico: Provocações & Tempo

Animal: Serpente

Programa: 6 meses

  1. Provocações Ofensivas I

  2. Provocações Ofensivas II

  3. Provocações Defensivas

  4. Provocações em Gioco Stretto

  5. Tempo (Avançado)

  6. Agarrar (Avançado)

Conquista: a progressão de cordão marrom para cordão roxo se dá entre 1 ano e 1 ano e meio.

Scolaro Livre

CORDÃO vermelho

(Sexto Ranque)

Princípios: Táticas & Estratégias

Foco Técnico: Atitudes

Animal: Urso

Programa: 6 meses

  1. Quatro Atitudes

  2. Táticas & Estratégias

  3. Estratégias vs Rapieira

  4. Estratégias vs Espada & Broquel

  5. Montante

  6. Espada em Uma Mão

Conquista: a progressão de cordão roxo para cordão vermelho se dá entre 1 ano e 1 ano e meio.

bottom of page