em-54.jpg

Sobre a Escola

Bem-vindo(a)!

A Praeliator é uma escola de Esgrima Medieval, fundada em Porto Alegre, destinada ao estudo e prática de HEMA (Historical European Martial Arts), também conhecido no Brasil como Esgrima Histórica ou Esgrima Medieval.

A Arte Marcial que lecionamos é baseada no conteúdo de manuais de combate autênticos produzidos durante a Idade Média, Renascença e além, e abrange as diversas armas e técnicas usadas pelos homens e mulheres desses períodos, de duelistas a cavaleiros.

Visite nossa seção As Artes para conhecer melhor essa arte marcial que lecionamos.

Excelência e Reconhecimento

Somos a primeira e única escola da América Latina afiliada a Academie Duello, o maior centro de esgrima histórica do mundo! Trouxemos para o Brasil a sua metodologia de ensino e sistema curricular.

Aqui você terá a oportunidade de praticar Esgrima Histórica em um centro profissional de excelência e reconhecimento internacional.

Objetivo

Nosso objetivo na Praeliator é reviver as tradições marciais da Europa Medieval, Renascentista e Moderna, e torná-las acessíveis e empolgantes do mesmo modo que suas contrapartes Orientais, como Karatê e Kung-Fu. Queremos tornar essa tradição marcial acessível ao público em geral e oferecer a todas as pessoas a oportunidade de aprender essa rica arte marcial. Para tal, buscamos:

  • Criar Mestres – artistas marciais altamente qualificados capazes de transmitir aos outros uma arte completa com alta fidelidade.

  • Promover Saúde – melhorar a saúde física, mental e espiritual das pessoas por meio da esgrima.

  • Reviver as Artes Marciais Ocidentais – reviver as tradições marciais, especificamente aquelas do Norte da Itália, no período entre 1400 e 1600, por meio do estudo de documentos históricos e aplicações práticas.

em-15.jpg
em-35.jpg

Nosso Mote

Estas três palavras do Italiano medieval, que compõem nosso mote, exemplificam os valores que buscamos na Praeliator:

  • Arte é a nossa dedicação a arte marcial per se. Nos empenhamos em aprimorar nossa técnica, estudar as fontes primárias de combate e aprender com nossos instrutores.

  • Ardore é o nosso empenho e paixão pela arte marcial que praticamos, compartilhamos com os outros, e expressamos à comunidade a nossa volta.

  • Onore é a nossa honra e respeito aos colegas e instrutores. Também é o nosso respeito pelas armas que empunhamos, pela arte marcial que praticamos, e tudo que ela representa.

Em todos as nossas aulas, fazemos a saudação, que envolve recitar esse mote. Dessa forma,  mantemos os ideais de Arte, Ardore, Onore em nossas mentes e permanecemos unidos como um grupo.

Nossos Valores

Receptividade

A Praeliator é um ambiente inclusivo e amigável. Todas as pessoas são bem-vindas para praticar aqui.​

Empoderamento

Nós damos aos nossos alunos e alunas todas as ferramentas necessárias para que se tornem seu melhor professor. Também encorajamos a perceberem suas capacidades e potencialidades.

Autenticidade

A arte que ensinamos é baseada em uma tradição histórica. Nós honramos essa história ao usar equipamentos de treino adequados e ao praticar uma arte marcial verdadeira, com o cuidado e a disciplina esperados pelos antigos mestres.

Fisicalidade

As pessoas voltam pra casa suadas e satisfeitas com as nossas aulas. É esgrima de verdade promovendo saúde e bem-estar físico.

Profissionalismo

Nosso espaço de treino está sempre arrumado, limpo e apresentável. As aulas iniciam no horário, seguindo um calendário de treinos. Nos dedicamos a oferecer às pessoas a melhor experiência possível.

em-25.jpg
em-40.jpg

Vitor Souza

Diretor & Instrutor Líder, Praeliator.

Instrutor, Academie Duello.

Vitor Souza pratica artes marciais desde 1996. Inicialmente, o contato foi com artes marciais chinesas e filipinas, tendo participado de algumas competições ao longo dos anos. Vitor descobriu as Artes Marciais Ocidentais por acaso e desde então dedica sua prática marcial exclusivamente a elas.

 

Sua especialidade é centrada nas tradições marciais italianas, em particular a espada longa, espada singela e rapieira; além de duas espadas, adaga, armas de haste e abrazare. Já lecionou oficinas e seminários para mais de 500 alunos, tanto sobre estudo e prática das artes marciais históricas, quanto sobre suas aplicações práticas em combate.

É fundador da Praeliator, Esgrima Medieval, que está ativa em Porto Alegre desde 2017. Sob sua influência, a escola se tornou uma das mais renomadas no cenário brasileiro, com dezenas de alunos participando de seus programas a cada ano.

Vitor Souza é instrutor certificado pela Academie Duello, Vancouver, Canadá.

Instrutores

em-55_edited.jpg

Gabriel Cividini

pp.jpg

Bernardo Cainelli

Vitor Fabris_edited.jpg

Vitor Fabris

em-58.jpg

Depoimentos

"Vitor brings a rigorous, thoughtful, and practical approach to his teaching and practice of martial arts. He challenges himself and his students technically while creating an environment of camaraderie, heart, and trust. I don't hesitate to recommend him."

Devon Boorman, Diretor Academie Duello,Vancouver, Canadá

"Com um instrutor tão dedicado que correu Portugal de Norte a Sul para praticar em todas as salas, não admira que a Praeliator seja uma escola de excelência! Continuem o bom trabalho!"

João Gregório, Instrutor Thomar Honoris, Porto, Portugal

"Pessoas que levam realmente a sério seu trabalho são aquelas que vão ajudar a esgrima histórica crescer por aqui. Parabéns"

Francesco Brugnera, Instrutor Karlbrüder, São Carlos, Brasil

"As aulas do Vitor servem para aqueles que já leram o Fiori muitas e muitas vezes... e ficaram perdidos, afinal o livro não era para iniciantes. Ele esclarece vários pontos que lendo sozinho, seriam muito difíceis de compreender."

Anderson Tsukiyama, Instrutor SCAM, Florianópolis, Brasil

"Excelentes treinos, didática e capacitação do instrutor. Vale muito a pena a experiência!"

Rafaela Kunrath, Porto Alegre, Brasil

"A oficina de rapieira foi muito legal. Vocês são muito legais. Ver que posso fazer para ser uma atividade de família"

Cris Derois, Porto Alegre, Brasil