5 Minutos por Dia

Atualizado: 21 de fev.


Ano novo, vida nova. Em virtude das "resoluções de ano novo", creio que seja uma boa ocasião para falar um pouco sobre o regime de cinco minutos por dia. Ritmo é a peça central para cultivar a prática marcial. Se você vai começar a praticar hoje, ou se já pratica há mais tempo, comece aos poucos.








Um Pouco Se Torna Um Monte


Todo mundo sabe que se queremos melhorar em algo, precisamos praticar. Entretanto, achar tempo na nossa agenda pode ser bem complicado. É fácil ter o desejo de praticar, mas nunca de fato pegar em armas. E quando percebemos, estamos de novo na aula de esgrima/dança/yoga e não fizemos nada do que tínhamos planejado desde a semana passada. Isso pode nos desmotivar muito rápido, especialmente quando temos a sensação de que as aulas estão se repetindo, ou estamos aprendendo as mesmas coisas.


Por isso eu recomendo a prática de cinco minutos diários!


É só isso! Treinar cinco minutos por dia. Cinco minutos é pouquíssimo tempo, e é possível encaixar em qualquer horário. Até mesmo quando estamos prestes a deitar e percebemos que não treinamos no dia. O que são cinco minutos? Deitar a meia-noite, ou meia-noite e cinco é irrelevante. Então tire cinco minutos para praticar alguns movimentos, forme algumas guardas, ou até mesmo tente algo novo que esteja aprendendo.


Evite Exageros


É fácil se deixar levar por exageros quando fazemos planos para praticar aquilo que temos uma vontade enorme de aprender. Conheço muitas pessoas que se programam com o pensamento de "vou treinar 30 minutos ou uma hora todos os dias!". Daí então perdem o primeiro dia, daí o segundo, e quando percebem, a motivação se foi.


Cinco minutos não lhe impede de fazer mais - eles só ajudam a quebrar a inércia de fazer menos do que isso.

  • Cinco minutos ajudam a permanecer mentalmente conectado, mesmo quando não há tempo entre uma prática mais séria e outra.

  • Cinco minutos de prática de verdade honram mais a nossa dedicação, do que horas de boas intenções.

  • Termos praticado algo, mesmo parecendo pouco, nos permite comemorar por simplesmente estarmos conectados com a arte.


Comece agora os cinco minutos diários. Não custa nada, então por que não levantar e fazer agora? Pode confiar, a sensação é ótima! E quando menos perceber, já acabou!


TAGS: HEMA, Prática, Treino, Esgrima Medieval

269 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo