Adeus Ano Velho

Atualizado: 21 de fev.

Adeus Ano Velho. Feliz Ano Novo! Tchau 2020, já vai tarde...


Certamente este foi o ano mais desafiador dos últimos tempos. Tivemos que aprender a nos reinventar e descobrir novas formas de continuar fazendo nossas atividades. Tudo para nos acostumar à expressão que, particularmente, detesto: novo normal. Mas levaremos algumas lições deste ano.





Aulas Online

Sim, por mais estranho que esta expressão possa soar, ela é possível e viável quando as aulas presenciais não estão disponíveis. E não só quando estamos em isolamento. Tivemos vários alunos de outros estados, os quais não teriam esta oportunidade antes, participando das nossas atividades online.


Particularidades

Muitos argumentarão que não é possível aprender uma arte marcial sozinho, sem o contato com um colega, ou que é complexo avaliar e corrigir por vídeo. Sim, parte desse argumento é verdade. Porém não podemos esquecer que grande parte do nosso treinamento, mesmo sem pandemia, se dará com muito treino solo.


O maior aprendizado vem quando alternamos entre as duas realidades: treino com colega e treino solo. Quando treinamos com um colega, podemos explorar sincronia, distância, tempo, opções táticas de uma dada técnica, mas o aspecto mecânico pode ser facilmente negligenciado. E aí o treino solo oferece um boost à nossa forma: repetições eficientes, condicionamento físico, coordenação, ênfase na ordem de movimento, postura.


Além disso, com um pouco de cuidado e atenção, podemos criar um ambiente de treino solo bem produtivo: boa posição da câmera, diferentes alvos posicionados, dummy para auxiliar na interação de lâminas, etc. Tudo isso auxilia o treino e facilita as avaliações do instrutor.


O que vem a seguir?

Como disse, aprendemos muito com 2020, apesar dos pesares. E as práticas que institucionalizamos neste ano virão para ficar. Nosso planejamento é continuar oferecendo aulas online e expandir nossos cursos nesta plataforma virtual. Então esperem por novidades em 2021.


Após as aulas deste sábado (19) entraremos no nosso recesso de fim de ano. Retornaremos às atividades no dia 4 de Janeiro de 2021.


Um excelente final de ano a todos, e que 2021 nos traga mais aprendizados! Forte abraço virtual a todos!

54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo