Alongamento

Nos últimos treinos de HEMA, muitos alunos têm pedido sugestões de alongamentos para fazer em casa. Apesar de não ser um tópico diretamente relacionado com esgrima medieval ou luta com espadas, pensei em escrever este post.


Uma parte importante na nossa prática de esgrima é a "volta à calma", ou o "esfriar" do corpo ao final do treino. Sempre iniciamos nossas práticas com um aquecimento, que eleva a temperatura do corpo e o prepara para os exercícios; e, ao final do treino, precisamos resfriá-lo e permitir que os resíduos metabólicos sejam eliminados dos músculos. Isso evita aquelas indesejáveis dores musculares no dia seguinte.


Um alongamento estático de 5-10 minutos relaxa a musculatura e ajuda as fibras musculares se realinharem e restabelecerem sua amplitude de movimento.

Além desse benefício pós-treino, o alongamento nos ajuda a ficar bem física e mentalmente, manter nosso corpo em harmonia, desestresar e colocar a musculatura no lugar , além de ajustar as articulações. Tudo que precisamos para, na aula seguinte, empunharmos a espada com todo gás.


Os alongamentos podem ser feitos onde e quando a gente quiser. Basta fazer da forma adequada para render mais nos seus treinos.


Não force seu corpo: respeite os seus limites. Lembre-se: a ideia do alongamento é relaxar.


As imagens a seguir (e a citação acima) são do livro Strength Training, de Gareth Sapstead, publicado em 2009. Recomendo a leitura.



Importante! Sempre busque um profissional da educação física para auxiliá-lo em seus treinos.


E você, tem o hábito de se alongar após os treinos? Conte pra gente aí nos comentários qual rotina você faz!


TAGS: HEMA, Espada, Esgrima, Alongamento

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