Anotações de um Estudante, circa 1657


Por volta de 1650, um estudante de língua alemão participou da Ritterakademie Sorø, na Dinamarca (Academia do Cavaleiro Sorø, em tradução livre). Lá ele estudou com o mestre de esgrima Wilhelm Schöffer von Dietz, um estudante do mestre Salvator Fabris (cujo manual é fonte paras as técnicas de rapieira na Praelaitor e na tradição italiana em geral). Esse estudante, sem nome, fez anotações de suas aulas de esgrima.



Em 2013, Reinier van Noort (um grande esgrimista e pesquisador) traduziu essas anotações e publicou um artigo no site HROARR. Uma pena eu não ter visto na época, mas estou gostando bastante de ler agora.


O que é interessante sobre esse manuscrito em particular é que são as anotações de um estudante. Ao contrário de praticamente tudo com que trabalhamos, que foi escrito por professores. Essas anotações dão um ponto de vista completamente diferente dos sistemas de esgrima histórica que estudamos hoje. Elas são surpreendentemente fáceis de compreender pelo leitor moderno.


Eu acho que esse artigo vale a leitura pra qualquer um que esteja interessado na história dessas artes, esteja procurando algumas dicas úteis pra sua prática de rapieira, ou simplesmente queira se conectar com um praticante de 400 anos atrás.


TAGS: HEMA, Rapieira, Estudante

87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo