
As 12 Guardas da Espada Longa - Parte 2
Anteriormente, n'As 12 Guardas da Espada Longa - Parte 1, de Fiore dei Liberi, vimos as quatro primeiras guardas apresentadas em seu manuscrito. Hoje veremos mais quatro: posta longa, porta di ferro mezzana, posta breve e dente al cinghiara.
Lembrando que não é minha intensão exaurir as ações e discussões sobre estas guardas. Pelo contrário, essas publicações têm como intuito instigar a prática e a pesquisa dos alunos. Novamente, as traduções são de Miúriel de Aquino Goulart, do manuscrito Il Fior di Battaglia (MS Ludwig XV13), o "Getty".
Então sem mais delongas...
Progressão de 12-Poste
Paramos em Posta di Dona Sinestra. Daqui, faremos um roverso fendente com passo atrás, terminando em Posta Longa, ainda olhando para o Noroeste.
Posta Longa

"Posta longa é essa, cheia de falsidade. Ela vai testando as guardas e se pode enganar o companheiro. Se ela pode ferir de ponta, o sabe fazer bem. E os golpes ela esquiva, e pode orgulhosa o fazer. Mais do que as outras guardas, a falsidade sabe usar."
Espada na linha central, apontando para o rosto, garganta ou torso do oponente. Braços estendidos na altura do esterno. Este é o nosso maior alcance.
Ações de Posta Longa
Essa guarda é boa para coletar os ataques e provocar as outras guardas para agir. Daqui faremos nossas ações com o stramazzone (uma tutta volta da espada feita a partir do pulso).
Mandritto fendente
Roverso fendente
Mandritto sottano
Roverso sottano
Progressão de 12-Poste
Após o roverso sottano, seguimos o movimento da espada junto a uma volta stabile do quadril à direita, indo até Porta di Ferro Mezzana, olhando para o Leste.
Porta di Ferro Mezzana

"Esta é a porta de ferro média, por que está no centro e é uma guarda forte, mas ela quer uma espada longa. Ela lança ponta forte e rebate por força a espada em subida e volta com fendente pela testa ou pelos braços e após volta na sua guarda. Bem chamada porta porque ela é forte. E de guarda forte que mal se pode romper sem perigo e vir ao jogo estreito."
Espada na linha central, ponta para o chão, mãos ao lado do joelho da frente.
Ações de Porta di Ferro Mezzana
Essa guarda faz suas ações subindo e descendo, defletindo os golpes e golpeando em dui tempi. Lembre de virar ligeiramente o quadril para a origem do ataque para ampliar a deflexão.
Deflexão ascendente.
Seguido de fendente.
Progressão de 12-Poste
Para fazer a transição para a próxima guarda, basta erguer a espada em Posta Breve e fazer passo à frente. Continuamos virados para Leste.
Posta Breve

"Está é posição breve que quer espada longa. Ela é guarda maliciosa que não estável. Também sempre se move e vê se pode entrar com ponta e com passo contra o companheiro. E é uma guarda mais apropriada em arma do que sem arma."
Mãos na altura do abdome, cotovelos fletidos e para dentro, espada na linha central apontando para o rosto, garganta ou torso do oponente.
Ações de Posta Breve
Essa guarda é muito traiçoeira, então vamos enfatizar essa qualidade praticando o cavatione: um tipo especial de mezza volta em que desengatamos da espada do oponente e readquirimos o controle no mesmo lado.
Cavatione pelo lado de dentro, controlar o centro e estocar.
Cavatione pelo lado de fora, controlar o centro e estocar.
Progressão de 12-Poste
Para fazer a transição para a próxima guarda, basta erguer a espada em Posta Breve e fazer passo à frente. Continuamos virados para Leste.
Dente al Cinghiara

"Está é dente de javali porque o javali apanha o modo de ferir. Ela traz grande ponta para baixo e ao final não se move com passo. E volta com o fendente pelos braços. E alguma vez traz a ponta a face e vai com a ponta acima, e adiante rapidamente e volta com o fendente pela cabeça e pelos braços e volta na sua guarda., e rapidamente joga uma outra ponta com avanço de pé e bem se defende de jogo estreito."
Pomo no quadril à esquerda, ponta para baixo, ligeiramente para a esquerda.
Ações de Dente al Cinghiara
Essa guarda deflete os ataques ao se lançar por trás do golpe do oponente. Ela também estoca e corta as mãos.
Deflexão via Posta Frontale.
Voltar com fendente.
Estocar com avanço do pé da frente.
Cortar as mãos com roverso fendente, então retornar para a guarda.
Progressão de 12-Poste
Daqui, fazemos uma volta stabile do quadril deixando a espada no lugar para chegar em Coda Longa, orientados para o Noroeste.