As Quatro Atitudes

Quando eu observo, ou duelo com um oponente, eu quero definir quais tipos de ações ele é mais propenso a fazer contra mim: avançar, se aproximar; recuar, deixar eu ir para cima dele; atacar, criar obediência por meio da ofensiva; ou defender, criar obediência por meio de coberturas e stringere. Ou seja, identificar seu temperamento e atitude de combate. Entender as diferentes combinações de temperamentos e atitudes é útil para prever qual rota de ações o oponente é mais propenso a seguir.

Qual a melhor estratégia contra cada tipo de oponente?

Esse entendimento ajuda a prever que tipos de movimentos e estratégias o meu oponente é mais propenso a seguir. Desta forma, sou capaz de reduzir as opções táticas, o que diminui minha carga mental, e tornar o combate mais previsível e passível de ser superado.


Os Dois Eixos

As atitudes e temperamentos de combate estão dispostas em dois eixos:

  1. Aproximar ou Receber

  2. Atacar ou Defender

Aproximar significa encurtar a distância: o jogador avança em direção ao oponente.

Receber significa esperar o oponente: o jogador deixa o oponente se aproximar.

Atacar significa aproveitar toda oportunidade de ataque que for apresentada.

Defender significa controlar o oponente e esperar a melhor oportunidade de ataque.


Aproximar ou Receber

Ao Aproximar, o jogador busca aproximar a medida de forma segura e restringir (stringere) a posição do oponente por meio de engajamento ou ataque, criando:

  1. Um ataque a primo tempo no ajuste de tempo do oponente.

  2. Um ataque a mezzo tempo na mudança de guarda do oponente.

Ao Receber, o jogador determina o tom do engajamento ao apresentar uma posição de convite ao oponente e espera que ele se aproxime. Ao receber, o jogador busca:

  1. Golpear em primo tempo assim que o oponente se aproxima.

  2. Golpear em dui tempi contra um ataque induzido pelo adversário. Isso pode ser feito ao aparar, defletir ou coletar.

  3. Restringir ou engajar o oponente em misura larga ou larghissima e esperar por uma oportunidade para golpear em contratempo.

Mudando entre Aproximar e Receber

Independentemente da arma, transitar entre aproximar e receber é um movimento fluido em combate. Se você está esperando pelo oponente e decide atacar uma abertura, você transitou de uma posição receber para uma estratégia de aproximar e deve proceder de acordo.


Atacar ou Defender

Ao Atacar, o jogador busca criar pressão por meio de ameaças golpeando a qualquer oportunidade; também usa convites e provocações a fim de criar essas oportunidades.

Ao Defender, o jogador busca criar controle por meio de restrição e convite, tentando induzir ou forçar o oponente ao erro.


Mudando entre Atacar e Defender

Transitar entre atacar e defender também é um movimento fluido em combate. Ora você pode buscar controlar o oponente e esperar a melhor oportunidade de ataque (defender); ora pode aproveitar toda e qualquer oportunidade de ataque que lhe for apresentada (atacar).


As Quatro Atitudes

Dessa forma, combinando os dois eixos, temos as Quatro Atitudes:

  1. Aproximar e Atacar

  2. Aproximar e Defender

  3. Receber e Atacar

  4. Receber e Defender

Aproximar & Atacar

Este tipo de jogador busca aproximar a medida (encurtar a distância) e atacar à primeira oportunidade. As características deste tipo de jogador são:

  • Motivado à frente.

  • Busca a medida.

  • Aplica pressão por meio de ameaça.

  • Melhor cenário: faz ataques que fecham a linha e criam obediência; busca misura larga.

  • Pior cenário: faz ataques indiscriminadamente e suicida; ataques que não foram provocados e fora do alcance.

  • Inclinados a oferecer: primo tempo e contratempo.

Aproximar & Defender

Este tipo de jogador busca aproximar a medida (encurtar a distância), porém espera o melhor momento para atacar. As características deste tipo de jogador são:

  • Motivado à frente.

  • Busca a medida.

  • Aplica pressão por meio de controle.

  • Melhor cenário: aproxima a medida com controle, forçando erros do oponente e ataca em tempo; busca misura larga.

  • Pior cenário: pressiona à frente para controlar, mas é relutante em atacar; busca misura strettissima.

  • Inclinado a oferecer: primo tempo e mezzo tempo.

Receber & Atacar

Este tipo de jogador espera o oponente vir até ele e faz ataques à primeira oportunidade. As características deste tipo de jogador são:

  • Espera e deixa o oponente vir até ele.

  • Usa convites e provocações para atrair o oponente.

  • Controla a medida no momento certo para aplicar pressão.

  • Melhor cenário: usa restrição e convite para preparar oportunidades de primo tempo e contratempo; busca misura larghissima.

  • Pior cenário: faz ataques sem controle e desconfia da própria sombra; não tem ciência da medida.

  • Inclinado a oferecer: contratempo e due tempi.

Receber & Defender

Este tipo de jogador espera o oponente vir até ele e espera a melhor oportunidade de ataque. As características deste tipo de jogador são:

  • Espera e deixa o oponente vir até ele.

  • Usa convites e restrições para atrair o oponente.

  • Captura a medida no momento certo, mas mantém distância para provocar ataques.

  • Melhor cenário: usa restrição e convite para preparar excelente defesa e riposte; busca misura larghissima.

  • Pior cenário: é tímido e relutante em lutar ou atacar; foge e tenta ficar fora do alcance.

  • Inclinado a oferecer: contratempo e primo tempo.

Atitude Física

Além das quatro atitudes, que representam a motivação ou tendência do jogador, podemos adicionar uma Atitude Física: quão firme ou solto o jogador é em aplicar controle, pressão, restrição, etc.


Firme

  • Pressiona e empurra

  • Segura e controla as linhas

  • Busca o cruzamento

  • Segue o oponente

Solto

  • Relaxado e escorregadio

  • Muda de linha frequentemente

  • Evita contato

  • Solta a pressão


Na Prática: Como Usar as Atitudes?