As Três Vantagens

Quando estamos frente à frente com nosso oponente, prestes a realizar um ataque, devemos considerar sua capacidade de se defender e, mais importante, de nos atacar. Se avançarmos sem pensar, estaremos nos expondo a um ataque que venha antes, ou até mesmo junto ao nosso, e ambos seremos golpeados. O que não é uma boa ideia. Precisamos ter uma forma de controlar o espaço entre nós, defensivamente, conforme avançamos com um ataque.



Existem três princípios que queremos controlar com a nossa espada, os quais chamamos de Três Vantagens. Quando elas trabalham em uníssono, nos permitem controlar o espaço, entrar com o golpe, desviar a espada do oponente e finalizar o ataque.


As Três Vantagens são:

  • Fio Verdadeiro ("filo dritto")- Virar o fio verdadeiro, ou lâmina verdadeira, em direção à arma do oponente, alinha os braços e o corpo criando uma estrutura forte e impedindo que a sua lâmina se curve.

  • Alavanca ("forte") - Colocar a parte forte da nossa lâmina contra a parte fraca da lâmina do oponente garante uma vantagem mecânica que nos permite deslocar a espada dele facilmente.

  • Cruzamento ("traversa") - Estar sobre a espada do oponente evita que ele nos golpeie diretamente, e torna mais difícil para ele empurrar nossa espada para o lado.

Sempre que estivermos atacando ou defendendo, devemos sempre buscar ter as três vantagens sobre a espada do oponente. Desta forma, é possível avançar de forma segura em direção do oponente, enquanto mantemos proteção contra os ataques. Encontrar as vantagens é também um dos vários motivos para lançar a espada antes do corpo.


Exercícios

Explore a Vantagem Fio Verdadeiro

  • Experimente virar a sua prancha (chapa), fio falso e fio verdadeiro em direção a espada do seu colega.

  • Veja como a sua espada flete ou não baseado na orientação.

  • Veja como a orientação do fio permite que você aplique pressão a partir do alinhamento, ou falta de alinhamento, com seu corpo.

Explore a Vantagem Alavanca

  • Experimento colocar o seu forte contra o debole do seu colega e vice-versa.

  • Tente usar sua espada com uma ou duas mãos, veja quanto a vantagem de alavanca lhe dá uma vantagem mecânica.

Explore a Vantagem Cruzamento

  • Coloque a sua espada sobre a espada do seu colega e peça que lhe ofereça resistência.

  • Explore o quanto a vantagem de cruzamento lhe ajuda mudando a quantidade de alavanca que você tem sobre a espada do seu colega. Você perceberá que o cruzamento lhe permite ter menos alavanca, mas ainda assim ter uma posição mecanicamente forte.


Como Funciona?

As vantagens são aplicações da Física que independem de força, velocidade ou experiência dos praticantes. Assim que elas tenha sido adquiridas, o esgrimista pode manter a posição sem esforço, enquanto seu oponente estará suando para recuperar o controle a base da força. Elas funcionam da seguinte forma:


Fio Verdadeiro

Quando aplicamos o fio verdadeiro:

  • A lâmina da espada não flete, pois ela é resistente no sentido dos fios. Diferente da prancha (chapa) que dobra facilmente sob pressão.

  • O posicionamento dos ossos do antebraço favorecem a aplicação de força no cabo da espada. Se a prancha (chapa) for o ponto de contato entre as espadas, lutaremos contra o movimento natural de flexão/extensão do punho.

  • Ao direcionar o fio em direção à espada do oponente, automaticamente criamos um pequeno desvio da linha central que desloca a espada do oponente ligeiramente para fora deste eixo.

Alavanca

Quando aplicamos a alavanca:

  • O ponto de apoio entre as espadas está mais próximo das nossas mãos (no nosso forte), aumentando a força resultante aplicada no ponto de contato.

  • O ponto de apoio entre as espadas está mais afastada das mãos do oponente (no seu debole), diminuindo a força resultante aplicada no ponto de contato.

Com base nesta mecânica, as partes da lâmina recebem estes nomes: forte e fraco (forte e debole).


Cruzamento

Ao aplicar o cruzamento:

  • Ficamos sobre a espada do oponente, aplicando força a favor da gravidade.

  • Nosso oponente tem maior resistência para aplicar força, pois está contra a gravidade.

  • Oferecemos uma rampa que canaliza a espada do oponente até a nossa guarda.


Prioridades

Durante os movimentos, dependendo do tipo de ação utilizada, devemos buscar a vantagem que melhor garante o controle da linha central. Sendo assim, existe diferença na ordem de aquisição das vantagens quando fazemos um corte ou uma estocada.


Corte

Durante os cortes, a prioridade das vantagens é:

  1. Fio Verdadeiro - garantir estrutura mecânica e alinhamento com a linha de corte.

  2. Alavanca - garantir a pressão no cruzamento para controlar o centro

  3. Cruzamento - tem menor relevância no corte, sendo a última prioridade.

Estocada

Nas estocadas, a prioridade das vantagens é:

  1. Cruzamento - garantir que a espada do oponente será canalizada para a nossa guarda.

  2. Alavanca - garantir a pressão no cruzamento para controlar o centro

  3. Fio Verdadeiro - tem menor relevância na estocada, sendo a última prioridade.


Treinamento

  • As três vantagens podem servir como um tipo de ferramenta diagnóstica para analisar posições em que você ganha ou perde nos exercícios. Se você não tiver sucesso em um ataque ou defesa, observe cada uma das vantagens e veja se não está esquecendo de alguma delas em algum momento durante a ação.

  • Aprender a alinhar essas três vantagens é essencial para todo esgrimista. Torne parte central da sua prática compreendê-las a analisá-las.


Bom treino!

55 visualizações0 comentário