Benefícios da Interdisciplinaridade

Atualizado: 21 de fev.

A maioria de nossos alunos foca na prática da espada longa, ainda que nossa escola tenha diversas armas no seu currículo. Oferecemos aulas de Espada & Broquel, Rapieira, Abrazare (técnicas desarmado), além de Adaga, Armas de Haste e Duas Espadas. E sempre que um aluno adiciona uma arma a seu repertório técnico surge a pergunta: qual a vantagem em aprender mais uma arma?



Cada arma tem uma lição própria que ensina e princípios que melhor representa. A espada longa, por exemplo, é uma excelente professora para ensinar como gerar potência, como fazer movimentos fluidos em combate, e criar percepção e movimentação em 360 graus. Já a espada singela, explora provocações e enganações, ensina a unificar e integrar armas secundárias, além de misturar cortes, estocadas e combate próximo. A rapieira ensina como controlar distância e sincronia, como controlar estrategicamente o oponente e como ler o oponente através da sutil interação entre as lâminas.


Cada arma exige que o esgrimista se adapte às suas qualidades e defeitos e, por meio disso, desenvolva uma compreensão marcial que é universalmente aplicável. É fácil focar e praticar somente com a arma que você mais gosta. Seja porque você tem uma conexão afetiva maior com ela, gosta mais; seja porque você sente que precisa priorizar as suas horas de treino com ela.


Entretanto, há tanto para se aprender quando abordamos aquilo que amamos a partir de outras perspectivas. Um pouco de tempo com uma espada singela em mãos, ou rapieira, ou até mesmo praticando as técnicas de abrazare, pode fornecer uma nova conexão com a disciplina que você mais gosta.


O benefício de praticar um sistema marcial que inclua múltiplas disciplinas é que fornece esse aprendizado cruzado entre as diferentes perspectivas. Também é parte do que separa o esporte da arte.


Deixe nos comentários como é a sua experiência estudando múltiplas disciplinas.

63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo