top of page

Tornando-se um Excelente Colega de Treino nas HEMA

Quando se trata de treinamento em Artes Marciais Históricas Europeias (HEMA), uma parte essencial é o treinamento em dupla. Repetir movimentos repetidamente até aperfeiçoar uma técnica requer um colega de treino constante, desafiador e que esteja disposto a ajudar no processo de aprendizado. Nesta publicação, compartilharemos algumas dicas para você se tornar um colega de treino excepcional.



Aluno e Colega de Treino

Todos os exercícios que realizamos na Praeliator envolvem dois papéis: o aluno, que pratica a técnica alvo, e o colega de treino, que auxilia o aluno no desenvolvimento dessa técnica. O objetivo do aluno é aprender a técnica, aperfeiçoando a execução dos movimentos. O objetivo do colega de treino é facilitar o aprendizado do aluno, fornecendo repetições e um contexto coeso e constante para a prática.


Muitas vezes, devido à falta de orientação, os praticantes não prestam a devida atenção ao seu próprio desenvolvimento como colegas de treino. Um erro comum é tentar "vencer" o exercício, em vez de focar no objetivo do treinamento.


A seguir, utilizaremos nossos cinco valores fundamentais para orientar como você pode se tornar um colega de treino melhor:


Receptividade

Esteja disposto a treinar com todos, independentemente do nível de habilidade ou estilo. Cada pessoa tem suas particularidades, como altura, alcance, intensidade e abordagem ao treino. Explore todas essas variações para aprimorar sua experiência.


Empoderamento

Execute os exercícios com consistência, precisão e controle o tempo todo. Não se preocupe em "vencer" o exercício; em vez disso, forneça um exemplo técnico sólido para seu colega. Assim, o aluno receberá sempre o mesmo estímulo, a mesma reação e a mesma consequência no exercício, o que lhe permitirá experimentar diferentes abordagens à técnica, o que acelera o aprendizado.


Autenticidade

Sua atitude e postura influencia diretamente seu colega: não faça corpo mole. Esteja presente e focado durante o treinamento, fornecendo a melhor qualidade de movimento possível.


Fisicalidade

À medida que o aluno melhora, desafie-o aumentando gradualmente a velocidade do exercício. Procure identificar o ponto em que a técnica começa a falhar e, em seguida, reduza a velocidade ligeiramente. Isso permite que o aluno treine na borda de sua zona de conforto, o que é essencial para o crescimento.


Profissionalismo

Durante o exercício, concentre-se nele, evitando distrações. Reserve sugestões ou conversas para depois do exercício e sempre peça permissão antes de dar conselhos. Além disso, priorize a segurança, verificando regularmente o estado do equipamento, como máscaras e protetores.


Ser um Bom Colega é Ajudar o Aluno a Aprender

Lembre-se de que ser um excelente colega de treino não é sobre você, mas sim sobre ajudar o aluno a aprender e se aprimorar. Sua função é ser consistente, preciso, focado e criar oportunidades para que seu colega melhore suas habilidades.


Bom treino.

3 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page