Desafio 30 por 30

Atualizado: 2 de jan. de 2021

Bem-vindo ao Desafio de Esgrima 30 por 30!



Você já deve ter ouvido falar dos desafios de 30 dias do Yoga. Pois então, esse é muito mais legal! Eu gosto de resoluções de ano novo, elas ajudam a começar o ano com as energias renovadas. Ano passado comecei o ano com o post sobre Treinar 5 minutos por dia (https://www.praeliator.com.br/post/5-minutos-por-dia). Este ano vamos mais longe.


O Desafio

Praticar esgrima por 30 minutos durante 30 dias, do dia 2 de janeiro ao dia 31 de janeiro. Simples assim. Não requer experiência e qualquer um pode participar. A prática pode ser o que você já está treinando, ou algo que você vai adicionar a ela. O que define como prática é com você. É um desafio!


Entre no grupo do Facebook para participar!


Objetivo

Estabeleça um objetivo para o seu treino e comente na publicação de boas-vindas.


Progresso

Todo dia haverá uma publicação adicionada no grupo no Facebook referente a aquele dia de treino. Compartilhe seu progresso nos comentários dessa publicação. Mesmo que seja um "fiz", ou um relatório do seu treino, como queira.

Sinta-se à vontade para convidar outras pessoas para o desafio.

Mais informações estarão na publicação de boas-vindas.


*Nota: você não pode criar publicações no grupo, você só pode comentar em publicações já existentes. Isso mantem a organização mais limpa. Se apresente na publicação de boas-vindas e compartilhe seu progresso nas publicações diárias.


PS: A Academie Duello, escola a qual somos afiliados, realiza este desafio há alguns anos. Nosso objetivo é partilhar a experiência com a comunidade lusófona. Se você tiver interesse, pode participar também da versão em inglês do desafio.


Sugestão de exercícios para a semana 1:


Espada Longa:

  • Cortes Fendente-Sottano: mandritto fendente, roverso sottano

  • Padrão de Cortes em X: padrão de cortes descendentes (fendenti) e ascendentes (sottani) em X de forma fluida para frente e para trás.

  • Sequência de Cinco Estocadas: duas baixas, uma no centro, duas altas

  • Aparar em Posta Finestra: no lado direito e esquerdo, com passo à frente e atrás.


Espada Singela:

  • Mandritto-Roverso Duplo: múltiplos cortes do mesmo lado, descendente, ascendente, horizontal, com passo à frente e atrás.

  • Cortes em Laço: para defesas com lâmina falsa e verdadeira.

  • Cortes com Passo em Triangulo: um corte; dois cortes; então dois cortes e estocada.

  • Cortes do Pulso, Cotovelo e Ombro: por dentro e por fora, passando pelas três articulados.


Rapieira:

  • Mecânica do Afundo: lâmina, braço, corpo, transferência do peso, então avanço do pé da frente.

  • Movimento de Quadril e Joelho: deslizar quadril mantendo joelhos alinhados e “para fora”.

  • Afundo com Passo à Frente: mover-se à frente com fluidez, mantendo corpo bem orientado e atrás da rapieira.

  • Posições Fechadas da Mão Secundária: transitar entre as posições fechadas da rapieira e mão secundária, com afundo e afundo com passo.


Se você ainda não está no grupo do Facebook, entre lá!

https://www.facebook.com/groups/30por30


Notas de Segurança e Risco
  1. Pratique todos os exercícios devagar e com controle.

  2. Utilize espadas de treino que não sejam afiadas e sejam feitas especificamente para a prática.

  3. Use equipamentos de proteção para todos os exercícios.

  4. Esteja ciente de que sempre há risco de lesões.

  5. A Praeliator não se responsabiliza por qualquer lesão que ocorra como resultado da sua prática de esgrima inspiradas aqui.


PS: links atualizados para a edição de 2021.

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