Diário de Treino

Atualizado: 21 de fev.


Um assunto que surgiu na última semana foi o "Diário de Treino". Atualmente, minha atenção está voltada para o currículo das armas (em especial a espada longa), a estrutura das aulas, os exercícios de treino e a prática semanal. Mas ainda assim, tento manter um diário com anotações sobre meus treinos individuais.


Percebi três aspectos positivos em manter anotações das práticas:

  1. Motivação: sou capaz de avaliar e perceber meu progresso.

  2. Foco: me lembra de quais técnicas da esgrima estou trabalhando.

  3. Inspiração: é um local onde posso refletir e revisar meus aprendizados.

Algumas anotações são de página inteira, outras mais curtas com apenas uma linha ou duas. Então, mesmo que você não goste muito de escrever, é possível tirar proveito dessa abordagem que recomendo fortemente.





O Mínimo pra Começar


Fora vontade, você vai precisar de alguma coisa para anotar suas práticas. Eu recomendo uma caderneta daquelas Moleskine, pois são fáceis de carregar. Outra forma, mais gourmet, é um fichário do tamanho A5, pois é pequeno e prático para acessar todas as anotações. Se você é mais da era digital, apps como Evernote ou OneNote podem ser mais seu estilo. O importante é que seja algo fácil de carregar com você, fácil de escrever e que você goste.


Crie uma página ou nota com o título "Diário de Treino". Então escreva o que você lembra de seu último treino. Comece colocando a data e o local, então inclua uma (ou todas as) informações como as seguintes:


  • O assunto do treino ou aula.

  • Os exercícios que você fez, ou, se foi uma sessão de combate (sparrings), com quem você lutou.

  • O que você achou desafiador/complicado ou interessante.

  • O que você quer trabalhar na próxima vez.

  • Qualquer momento de epifania que você tenha tido e queira lembrar mais tarde.


É isso.


Sempre que estiver prestes a começar uma prática, dê uma olhada na sua última anotação e, quando terminar, faça uma nova anotação. Quando estiver praticando sozinho, você pode escrever planos para o próximo treino. Dessa forma, você consegue carregar a inspiração de um treino para o próximo. Também vai ajudar você a começar o próximo treino mais facilmente, pois não vai precisar ficar pensando no que fazer ou por onde começar, simplesmente deixe o você do treino passado lhe dizer.


Comece Pequeno e então Expanda


Se você se sentir inspirado pelo processo de anotações de treino, este livreto pode se tornar um repositório para anotações de aulas e descobertas, registros de combates e as qualidades e fraquezas de seus oponentes, objetivos de treino a longo prazo, etc.


Entre no ritmo e escreva o quanto você quiser. Em pouco tempo, você também perceberá as vantagens desse hábito.


Bons treinos e boas anotações.


TAGS: HEMA, Treino, Diário

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