Gioco Largo & Gioco Stretto

Atualizado: 2 de jul. de 2021

Quando o aluno inicia a prática e estudo da esgrima histórica, ele entra em contato com dois termos bem frequentes nos manuais italianos: gioco largo e gioco stretto. Existem algumas interpretações de o que cada mestre quis apresentar e conceituar como largo e stretto. Nesta publicação vamos dar ênfase ao aspecto prático. Discutiremos o que é, como, quando, onde e, não menos importante, por que utilizar cada estilo de jogo.



A Definição

A nossa interpretação de Gioco Largo e Gioco Stretto leva em consideração três itens para a sua definição:

  1. Quanto as Espadas:

  2. Quando as espadas estão afastadas uma da outra, estamos em gioco largo.

  3. Quando as espadas estão próximas uma da outra, estamos em gioco stretto.

  4. Quanto a Ponta:

  5. Quando a ponta está ausente da linha central, estamos em gioco largo.

  6. Quando a ponta está presente na linha central, estamos em gioco stretto.

  7. Quanto ao Espaço lateral entre as espadas:

  8. Quando o espaço lateral entre as espadas é grande, estamos em gioco largo.

  9. Quando o espaço lateral entre as espadas é pequeno, estamos em gioco stretto.

Com essas definições em mente, conseguimos conceituar as duas guardas apresentadas acima por Marozzo como Larga (espada recolhida, ponta baixa e ausente do centro) e Stretta (espada estendida, ponta elevada e presente no centro).


Gioco ou Misura?

O termo empregado para designar distância na esgrima italiana é misura ("medida"). Porém, os tratados mais antigos não fazem menção a esse termo e usam gioco ("jogo"). Apesar de serem semelhantes, esses termos não são intercambiáveis.


Levando em consideração outros elementos como misura, tempo e incrossada, podemos expandir a nossa definição da seguinte forma:


Gioco Largo

  • As técnicas de gioco largo tendem a ser empregadas a maior distância, geralmente em fuora misura ou em misura larghissima.

  • Há mais espaço e tempo para agir, pois há maior liberdade de movimento.

  • Há bastante tempo para realizar uma defesa de Posta di Dona, por exemplo, quando se está longe do oponente.

  • Os cruzamentos tendem a acontecer na ponta ou no debole da espada.

  • Assim, é mais fácil limpar a espada do oponente e realizar ações com movimentos contínuos.

Gioco Stretto

  • As técnicas de gioco stretto tendem a ser empregadas a uma menor distância, geralmente em misura larga e stretta.

  • Há menos tempo para agir, precisando assim trazer a espada à frente para "ganhar tempo".

  • Não há tempo suficiente para fazer uma defesa de Posta di Dona, por exemplo, estando muito perto do oponente.

  • Os cruzamentos tendem a acontecer na mezza spada.

  • Assim, é mais fácil travar o movimento das espadas e acabar em cruzamentos em que há contato entre as espadas.

Assim, quando temos mais espaço para trabalhar, mais tempo para responder e mais fácil continuar o movimento das espadas, podemos usar o leque de opções táticas do gioco largo. Quando temos menos espaço para trabalhar, menos tempo para responder, e as espadas tendem a travar no cruzamento, precisamos usar das opções táticas do gioco stretto.


Então, de uma forma simples e resumida:

  • Gioco largo: início da luta, entrar no combate, testar o espaço.

  • Gioco stretto: fim da luta, controle do centro, restrição.


Modo de Luta

Tendo em vista essas definições que exploramos, podemos chegar a dois modos de luta distintos:


Gioco Largo

  • Permite cortes amplos e grandes arcos de movimento.

  • Podemos limpar e quebrar a espada da linha central.

  • Podemos usar fintas e enganações em várias linhas.

  • Há fluidez entre os golpes.

Considerações:

  • Como ficar em gioco largo?

  • Forçar o cruzamento (para saber onde a espada do oponente está) então limpar a espada do oponente para criar gioco largo.

  • Usar fintas para induzir o oponente a perseguir a espada em busca de contato abrindo o jogo para gioco largo.

  • A maioria dos Assaltos mostram como “dançar” no limite do alcance, apresentando diversas ações em gioco largo.

Gioco Stretto

  • Tendência a usar mais estocadas.

  • Importante tomar o tempo do oponente e colocá-lo em obediência.

  • Stringere é de suma importância.

  • Propriedades do stringere: Restrição, Convite, Proporção.

  • É rápido, há pouco tempo para agir e há pouco tempo entre ações.

  • Os movimentos tendem a ser mais curtos e explosivos.

Considerações:

  • Esse modo de luta é menos intuitivo que largo: exige uma maior compreensão d'Os Pilares da Esgrima.

  • O jogador precisa compreender e aplicar de forma correta as técnicas para controle de lâmina.

  • As constantes ameaças e perigos obrigam o uso correto de cobertura.

  • Esse "tubo" que há entre os dois oponentes é o espaço mais letal do combate. O jogador precisa saber como controlá-lo.

  • Exige um entendimento teórico de tempo e geometria.

  • Exige mais adaptação e sensibilidade tátil.

Exercício

Construa quatro jogos (sequência de ações), com pelo menos quatro ações cada.

  1. Construa um jogo que inicie em gioco largo e termine em gioco largo.

  2. Construa um jogo que inicie em gioco largo e termine em gioco stretto.

  3. Construa um jogo que inicie em gioco stretto e termine em gioco stretto.

  4. Construa um jogo que inicie em gioco stretto e termine em gioco largo.

Discussão

Publique nos comentários os jogos que você criar para esse exercício.


Bons estudos e bons treinos!