
Gioco Largo & Gioco Stretto
Atualizado: 2 de jul. de 2021
Quando o aluno inicia a prática e estudo da esgrima histórica, ele entra em contato com dois termos bem frequentes nos manuais italianos: gioco largo e gioco stretto. Existem algumas interpretações de o que cada mestre quis apresentar e conceituar como largo e stretto. Nesta publicação vamos dar ênfase ao aspecto prático. Discutiremos o que é, como, quando, onde e, não menos importante, por que utilizar cada estilo de jogo.
A Definição
A nossa interpretação de Gioco Largo e Gioco Stretto leva em consideração três itens para a sua definição:
Quanto as Espadas:
Quando as espadas estão afastadas uma da outra, estamos em gioco largo.
Quando as espadas estão próximas uma da outra, estamos em gioco stretto.
Quanto a Ponta:
Quando a ponta está ausente da linha central, estamos em gioco largo.
Quando a ponta está presente na linha central, estamos em gioco stretto.
Quanto ao Espaço lateral entre as espadas:
Quando o espaço lateral entre as espadas é grande, estamos em gioco largo.
Quando o espaço lateral entre as espadas é pequeno, estamos em gioco stretto.
Com essas definições em mente, conseguimos conceituar as duas guardas apresentadas acima por Marozzo como Larga (espada recolhida, ponta baixa e ausente do centro) e Stretta (espada estendida, ponta elevada e presente no centro).
Gioco ou Misura?
O termo empregado para designar distância na esgrima italiana é misura ("medida"). Porém, os tratados mais antigos não fazem menção a esse termo e usam gioco ("jogo"). Apesar de serem semelhantes, esses termos não são intercambiáveis.
Levando em consideração outros elementos como misura, tempo e incrossada, podemos expandir a nossa definição da seguinte forma:
Gioco Largo
As técnicas de gioco largo tendem a ser empregadas a maior distância, geralmente em fuora misura ou em misura larghissima.
Há mais espaço e tempo para agir, pois há maior liberdade de movimento.
Há bastante tempo para realizar uma defesa de Posta di Dona, por exemplo, quando se está longe do oponente.
Os cruzamentos tendem a acontecer na ponta ou no debole da espada.
Assim, é mais fácil limpar a espada do oponente e realizar ações com movimentos contínuos.
Gioco Stretto
As técnicas de gioco stretto tendem a ser empregadas a uma menor distância, geralmente em misura larga e stretta.
Há menos tempo para agir, precisando assim trazer a espada à frente para "ganhar tempo".
Não há tempo suficiente para fazer uma defesa de Posta di Dona, por exemplo, estando muito perto do oponente.
Os cruzamentos tendem a acontecer na mezza spada.
Assim, é mais fácil travar o movimento das espadas e acabar em cruzamentos em que há contato entre as espadas.
Assim, quando temos mais espaço para trabalhar, mais tempo para responder e mais fácil continuar o movimento das espadas, podemos usar o leque de opções táticas do gioco largo. Quando temos menos espaço para trabalhar, menos tempo para responder, e as espadas tendem a travar no cruzamento, precisamos usar das opções táticas do gioco stretto.
Então, de uma forma simples e resumida:
Gioco largo: início da luta, entrar no combate, testar o espaço.
Gioco stretto: fim da luta, controle do centro, restrição.
Modo de Luta
Tendo em vista essas definições que exploramos, podemos chegar a dois modos de luta distintos:
Gioco Largo
Permite cortes amplos e grandes arcos de movimento.
Podemos limpar e quebrar a espada da linha central.
Podemos usar fintas e enganações em várias linhas.
Há fluidez entre os golpes.
Considerações:
Como ficar em gioco largo?
Forçar o cruzamento (para saber onde a espada do oponente está) então limpar a espada do oponente para criar gioco largo.
Usar fintas para induzir o oponente a perseguir a espada em busca de contato abrindo o jogo para gioco largo.
A maioria dos Assaltos mostram como “dançar” no limite do alcance, apresentando diversas ações em gioco largo.
Gioco Stretto
Tendência a usar mais estocadas.
Importante tomar o tempo do oponente e colocá-lo em obediência.
Stringere é de suma importância.
Propriedades do stringere: Restrição, Convite, Proporção.
É rápido, há pouco tempo para agir e há pouco tempo entre ações.
Os movimentos tendem a ser mais curtos e explosivos.
Considerações:
Esse modo de luta é menos intuitivo que largo: exige uma maior compreensão d'Os Pilares da Esgrima.
O jogador precisa compreender e aplicar de forma correta as técnicas para controle de lâmina.
As constantes ameaças e perigos obrigam o uso correto de cobertura.
Esse "tubo" que há entre os dois oponentes é o espaço mais letal do combate. O jogador precisa saber como controlá-lo.
Exige um entendimento teórico de tempo e geometria.
Exige mais adaptação e sensibilidade tátil.
Exercício
Construa quatro jogos (sequência de ações), com pelo menos quatro ações cada.
Construa um jogo que inicie em gioco largo e termine em gioco largo.
Construa um jogo que inicie em gioco largo e termine em gioco stretto.
Construa um jogo que inicie em gioco stretto e termine em gioco stretto.
Construa um jogo que inicie em gioco stretto e termine em gioco largo.
Discussão
Publique nos comentários os jogos que você criar para esse exercício.
Bons estudos e bons treinos!