O que é um Mestre?

Atualizado: 9 de jan. de 2021

Dentro da tradição marcial Europeia, um mestre é alguém que não só pratica a sua arte em um alto nível de proficiência, mas mais importante, também é capaz de transmitir essa arte completa para outra pessoa. Idealmente, de forma que permita ao estudante fazer o mesmo. Um mestre então é capaz de formar outras pessoas que também são capazes de criar mestres, permitindo que a arte se expanda, de forma a não ficar confinada em uma única pessoa.


Tornar-se um mestre é parte da progressão individual. Neste nível, o praticante não só entende da arte como um todo, como também está pronto para desafia-la e expandi-la: torná-la sua.


Historicamente, muitos títulos de mestre eram dados a praticantes nos seus trinta anos, e não um prêmio ao final da vida. Nem era um sinal de que alguém atingiu um nível transcendental da prática. O nível de mestre marca a transição de um foco interno, de aprimoramento próprio, para um foco de crescimento da arte e dos outros. Esse nível precisa vir num momento em que ainda há muita energia para o professor oferecer.


Na ilustração, mestre Ridolfo Capoferro, que publicou, aos 52 anos, em 1610, seu tratado "Il Grand Simulacro dell'Arte e dell'Use della Scherma". É talvez o manual de esgrima mais famoso já escrito, tendo diversas edições publicadas em sua época.

146 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo