Organize Seu Treino Solo

Atualizado: 21 de fev.

Nem todo mundo tem o luxo de ter aulas regulares ou se juntar com colegas de treino. Então como treinar sozinho de maneira que seja eficiente? Aqui vão algumas sugestões.





Estabeleça um Ritmo

Quantidade e qualidade de treino são menos importantes do que um treino regular. Eu recomendo que você treino pelo menos duas vezes na semana, senão todos os dias. Uma prática diária simples são os 5 minutos por dia. Se possível, agende um horário do dia para o seu treino. Coloque no seu calendário. Ache um parceiro para treinar junto, ou encontre algum praticante na Internet com quem você possa treinar por vídeo, ou que simplesmente confira seu treino.


Estruture seu Tempo

Seja quando você estiver praticando por 5 minutos ou 2 horas, use seu tempo de forma eficaz. Eu recomendo usar apps de cronômetros para programar o treino. Faça um conjunto com séries de 1 minuto de exercício e 10 segundos de descanso, e repita 10 vezes. Use cada minuto para focar em um exercício particular ou lado do corpo. Alguns timers podem ser programados com os nomes dos exercícios, dessa forma você não precisa lembrar ou ver o programa para segui-lo.


Faça a Coisa Certa

Treinar uma técnica de defesa em treino solo é muito difícil. Para aparar um ataque é necessário não somente uma boa programação motora (o movimento treinado do corpo), mas também que você saiba como cada ataque se apresenta - como o oponente lhe "diz" que o ataque está vindo, o local no espaço, ângulo e proximidade. Embora eu seja um grande fã de visualização, é importante reconhecer que algumas técnicas são melhor praticadas com uma dupla. Aqui vai o que você pode fazer bem feito em casa.

Condicionamento Físico

Treinar sua força, potência e resistência são muito uteis para a sua prática. Você pode extrapolar exercícios de outras práticas não relacionadas com espada; ou praticar jogo de pés; cortes com uma espada com peso dobrado; lunges; ou outras ações dentro do repertório de combate com espada que possam exigir condicionamento do seu corpo.

Programação Motora

Pratique ações isoladas e sequencias de ações com foco na destreza, ordem de movimento e fluidez. Construir o domínio com a espada pode não ser tão prazeroso, mas lhe dar uma base sólida na arte marcial.

Treine sua Mente e Espírito

Praticar técnicas que foram aprendidas em aula, ou ler bons livros de esgrima e artes marciais e a visualização de uma técnica podem ser formas excelentes para motivar a sua prática, ou simplesmente lhe manter inspirado. Embora algumas coisas possam ser melhor praticadas com uma dupla, não subestime o quanto isso é válido por simplesmente manter a arte viva em você.


Receba Feedback

Todo mundo se preocupa em não criar vícios ou maus hábitos. Tudo bem, é válido um pouco de preocupação nesse aspecto, mas não deixe isso barrar seu treino. Maestria é uma jornada longa de refinamento. Ninguém começa perfeito. Na verdade, muitas técnicas serão difíceis de executar nas suas formas finais até que você tenha adquirido uma força específica para elas. Como você adquire essa força? Faça os exercícios com menos perfeição e vá refinando conscientemente conforme você pratica.

Agora, receber algum feedback de fora é sempre uma boa ideia. Se você não tem um instrutor regular, aqui vão algumas sugestões.

Use um Espelho ou uma Câmera

Examine a sua postura corporal dos pés pra cima ou da arma para baixo. Seus pés, joelhos, quadril, ombros, cotovelos e mãos estão onde você quer que eles estejam? Avalie a posição inicial, a posição final e o movimento entre elas. Se você não tem um espelho, uma janela em sua casa pode se tornar um, desde que esteja escuro no lado de fora e você acenda as luzes.

Agende Ajuda

Planeje um tempo para se encontrar com um instrutor, nem que seja uma vez por ano. Eu recomendo que seja uma vez a cada três meses, se possível. Descubra se há em sua cidade um grupo de HEMA e procure orientação. Nós na Praeliator oferecemos aos alunos suporte online com análise de vídeos.


Treino individual pode ser uma excelente maneira para construir a sua prática marcial, ou simplesmente desfrutar dessa bela arte. No fim, o importante é você ter uma prática que contemple seus objetivos e seja gratificante para você.


Para aqueles que já estão na HEMA há um tempo, o que você faz para aproveitar ao máximo o seu treino solo? Deixe um comentário!


#HEMA #Treinamento #TreinoSolo

208 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo