Philippo di Vadi

Atualizado: 1 de jul. de 2018

Philippo di Vadi Pisano foi um mestre de esgrima italiana do Século XV. Seu nome indica que ele nasceu na cidade de Pisa, no norte da Itália, mas muito pouco se sabe ao certo sobre a sua vida. Ele pode ter sido o mesmo Philippo Vadi, governador de Reggio sob a túnica de Leonello d’Este e, mais tarde, de 1452 a 1470, conselheiro de Borso d’Este, Duque de Ferrara.


"Ao meu ilustríssimo Príncipe de

Montefeltro Duque de Urbino"


Um tempo depois disso, Vadi compôs um tratado de esgrima intitulado De Arte Gladiatoria Dimicandi, dedicado a Guidobaldo de Montefeltro, Duque de Urbino, e lhe deu de presente entre 1482 e 1487. Embora isso indique que ele tenha servido ao Duque depois de sair de Ferrara, não há registros do Mestre Vadi como membro da corte ducal.


Em seu manual de esgrima medieval, Vadi explora a espada longa, arma de haste, espada longa em armadura, lança e adaga.





Vadi provavelmente tenha sido iniciado nas tradições de Fiore de’i Liberi, tendo em vista que tanto seus ensinamentos quanto seu tratado se assemelham ao do antigo mestre. Além disso, tanto Leonello quanto Borso eram filhos de Niccolò III d’Este, detentor de duas cópias do tratado Fior di Battaglia do mestre Fiore; assim, Vadi poderia ter tido grandes oportunidades de estudar seus ensinamentos.


Ainda que pouco se saiba sobre esse Mestre, seus ensinamentos complementam o nosso desenvolvimento como esgrimistas e entusiastas da esgrima medieval!


Ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre os mestres da esgrima medieval?


Vem fazer uma aula experimental com a gente!



Tags: Philippo, Vadi, HEMA, Esgrima Medieval, Esgrima Histórica


65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo