Segurança nos Treinos

Atualizado: 21 de fev.

Embora falar sobre segurança possa parecer chato, bobo ou uma preocupação desnecessária, ela é fundamental na busca por excelência na prática de HEMA, tanto a curto, quanto em longo prazo. Ter uma postura séria quanto à segurança é importante para os alunos, pois propicia um espaço para a experimentação. Na PRAELIATOR, segurança é mandatória para a prática de esgrima medieval e nós a promovemos de diversas maneiras.





Responsabilidade do Colega


Ao praticarmos esgrima medieval, segurança é a nossa primeira prioridade; ser um bom parceiro é a segunda; aprender e aplicar as técnicas, a terceira. Quando estamos aprendendo, nossa mente precisa de espaço para prestar atenção na técnica, suas partes e então compreendê-la e executá-la. Se estivermos preocupados em sermos machucados, teremos dificuldade em fazer ajustes e cometer erros, pois algo muito mais instintivo assumirá o comando: autodefesa.


Formato dos Exercícios


Os exercícios são desenhados de forma a limitar as técnicas, os alvos e os riscos. Muitas vezes limitamos os alvos que possuem alto risco como mãos e rosto. Ao limitar as técnicas, os alunos são convidados a desenvolver controle e precisão, o que lhes permite, mais tarde, adicionar velocidade e intenção, mantendo tudo sob controle.


Velocidade


A variável que manipulamos mais facilmente na equação da força (F=ma) é a aceleração (a). Ao reduzir a velocidade, conseguimos manter distância, alvo e intenção enquanto reduzimos o potencial dano ao colega. O aluno deve ser capaz de executar as técnicas de forma correta em baixa velocidade, para só então adicionar velocidade.


Equipamentos de Proteção


Usar máscaras, luvas e espadas de treino permite que velocidade e intenção sejam introduzidas aos poucos ao exercício e ainda assim manter a segurança. O desafio é não confiar demais em nosso equipamento, pois ele nos protege até certo ponto. No fim, não há substituto para o controle. Devemos desenvolver a precisão, cuidado e usar os equipamentos apropriados a prática.


Segurança é uma preocupação de todos. Devemos ser proativos em promovê-la. Só assim criaremos um ambiente de treino propício para o aprendizado da esgrima medieval.


Tags: HEMA, Esgrima Medieval, Segurança

Imagem ilustrativa: "Manopla Rei" da ArmStreet.

95 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo