Treinar Devagar

Atualizado: 21 de fev.

Sempre que novos alunos chegam à esgrima medieval, eu enfatizo a importância do treino ser devagar e controlado. Isso têm se mostrado um método excelente e interessante para se aprender a lutar de espadas.





Eu vou falar um pouco sobre como é, e o que se precisa ter em mente quando vamos praticar devagar.


Regra 1: Treinar devagar é DEVAGAR

Autoexplicativo.

Nota aos que já são praticantes: muitos de nós já temos alguns reflexos para responder a ações de ameaça; uma estocada rápida, é um bom exemplo. Um aumento brusco de velocidade contra um esgrimista experiente pode aumentar muito a probabilidade de se machucar.


Regra 2: Treinar devagar é para aprender

Você está treinando num ambiente em que consegue perceber tudo que está acontecendo. Então eleve sua percepção ao máximo e experimente técnicas diferentes e se permita cometer erros.


Regra 3: Treinar devagar não se trata de ganhar

Isso aqui não é uma competição. Se você quer saber como ganhar de alguém se movendo a 1/4 da sua velocidade, simplesmente lute a toda velocidade. Lembre-se da Regra 1 e Regra 2 (e da Regra 1!).


Regra 4: Treinar devagar não termina

Se você acertar um golpe (devagar!), não significa que o a luta acabou. Você deve imediatamente continuar o seu movimento e se manter protegido, dando continuidade a "luta" (devagar!).


Regra 5: Saiba quando você foi golpeado

Isso se aplica particularmente quando estiver treinando sem máscaras. Se meu colega para o ataque à meio metro do meu rosto, ele errou. Se ele para à 10 cm do meu rosto, então o ataque dele estava na medida correta, e ele segurou a espada para não me acertar no rosto. Reconheça que, em velocidade normal, o golpe teria lhe acertado no rosto e continue treinando.


Regra 6: Saiba quando você golpeou

O outro lado da moeda da Regra 5 é reconhecer que parar o seu ataque antes de acertar o rosto do colega é um golpe bem-sucedido. Dê os parabéns pelo seu excelente controle e continue treinando.

Nota: isso não se aplica a golpes senão ao rosto/garganta; nos outros ataques você deve fazer contato (devagar!).


Regra 7: Trabalhe em não mais do que 2 coisas

É tentador querer trabalhar em todos as dificuldades que precisamos superar quando estamos lutando. Também é praticamente impossível. Em vez de tentar trabalhar em tudo, escolha uma ou duas coisas para realmente se focar. Torne-as objetivos claros: "eu quero melhorar meu combate em gioco stretto" é bem complexo e envolve muita coisa. "Eu quero parar de me inclinar para o lado quando faço um roverso", por outro lado, é bem mais fazível.

Não tem nada dizendo que você não pode criar situações. Se você quer praticar sua postura durante os roversi, então converse com seu colega para criar situações que lhe exigem essas ações.


Bom treino a todos!


#HEMA #EsgrimaMedieval #Praeliator #Espadas #Treinamento

84 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo